O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) chamou atenção nesta terça-feira (20) ao aparecer no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, segurando uma boneca bebê reborn.
Durante discurso, o parlamentar declarou que o uso do brinquedo “não é pecado”, mas alertou sobre os limites dessa prática. Segundo ele, os bonecos não devem substituir o cuidado com crianças reais, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Isidório também criticou casos em que os bebês reborns são levados a serviços públicos de saúde, o que considera um exagero. Ele citou como exemplo uma jovem com problemas psicológicos que procurou atendimento em uma UPA de Guanambi, no sudoeste da Bahia, acompanhada da boneca.
“Estou aqui com a minha neta, bebê ‘esborni’, sei lá como é o nome, para dizer ao Brasil que não é pecado. Que tenham, que brinquem com seus bonecos e bonecas, mas sem querer importunar o SUS ou padres e pastores para ter que abençoar seus objetos de silicone”, afirmou.
O deputado também criticou o uso excessivo de tempo e dinheiro em acessórios para os bonecos. “Peço a quem gasta com fantasias para bonecos de silicone que visite orfanatos, abrigos de idosos ou casas de acolhimento. Crianças de carne e osso, feitas por Deus, com espírito e alma, estão por aí abandonadas, passando fome, frio e necessidade”, declarou.