A atuação de uma frente fria sobre Salvador causou chuvas intensas e ventos fortes nas últimas 24 horas, segundo boletim do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec). Os acumulados de chuva ultrapassaram os 100 mm em bairros como Barro Duro (118 mm), Praia do Flamengo (91,6 mm) e Periperi (91 mm). Rajadas de vento chegaram a 60,5 km/h em Valéria.
De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o órgão tem investido em tecnologia preventiva e ações educativas para reduzir riscos. Ele destacou que Salvador passou pelas últimas quatro Operações Chuva sem registro de mortes.
A previsão do tempo indica continuidade da instabilidade: nesta sexta (2) e sábado (3), há até 90% de chance de chuva moderada a forte. No domingo (4), o céu deve ficar parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas mais fracas.
A Defesa Civil já realizou vistorias em comunidades como Moscou I e II, Bosque Real e Mangabeira, visando identificar riscos de deslizamentos. Em 24 horas, o órgão recebeu 100 solicitações de vistoria, sendo 34 por ameaça de deslizamento.
A Salvamar também alerta para os perigos do banho de mar durante o período chuvoso, citando mar agitado, baixa visibilidade e risco de raios, principalmente nas praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Codesal pelo telefone 199.