1º campeão baiano, Bahia está de volta ao basquete

Foto: Divulgação, Associação Esporte Clube Bahia

Dois mil e vinte cinco tem sido um ano de retomadas. Após o vôlei, na quarta passada (23) chegou a vez de o Esporte Clube Bahia (Associação) anunciar a volta ao basquete, cujos dois primeiros Campeonatos Baianos, em 1934 e 1935, foram conquistados pelo Tricolor. Essa é a oitava modalidade da era pós-SAF, somada ao vôlei, ao basquete 3×3 e ao vôlei de praia, também olímpicos, e ao rally, futevôlei, corrida de rua e MMA.

Assim como o vôlei, o basquete passou pela aprovação do Conselho Deliberativo no último dia 15 e será desenvolvido em etapas. O projeto terá início com um time universitário formado em parceria com a Uninassau e tem o objetivo maior de chegar ao Novo Basquete Brasil (NBB), a elite da modalidade no país. A iniciativa prevê ainda a implementação de um trabalho social voltado a crianças e adolescentes.

Por meio da parceria estabelecida, Bahia e a Uninassau visam integrar educação e esporte. Assim, os atletas tricolores terão acesso a bolsas de estudo na instituição de ensino. Além disso, a equipe será patrocinada pela fintech baiana PX Finance, o que lhe garante uma preparação de alto nível. Sua estreia está prevista para acontecer no próximo mês, durante os Jogos Universitários da Bahia (Juba).

“Essa era mais uma modalidade pela qual a Nação Tricolor ansiava muito, e por isso construímos um projeto minucioso”, conta o Presidente Emerson Ferretti. “Mais do que reinserir o Bahia no basquete, queremos dar continuidade a uma história gloriosa e fazer do Clube um protagonista nesse esporte.”

Para atingir os objetivos pretendidos, o Bahia vai contar com o ex-jogador de basquete André Ratto, que será o coordenador técnico do projeto. Hoje com 56 anos, Ratto, que é baiano e tricolor, foi um dos grandes nomes da modalidade na década de 1990 e jogou pela seleção brasileira entre 1993 e 2000, com diversos títulos acumulados durante o período, como o do Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá, em 1999.

Histórico tricolor

A história do Bahia no basquete, assim como a do estado como um todo, carece de dados. Segundo registros encontrados pelo Clube, além dos primeiros títulos baianos, em 1934 e 1935, o Tricolor detém ao menos outros dois estaduais na categoria adulta e seis na categoria sub-22, conquistados entre 1980 e os anos 2000.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress