Salvador é a 2ª capital menos arborizada do Brasil

Foto: Bruno Concha / Secom

Salvador é a segunda capital menos arborizada do Brasil, de acordo com o Censo Demográfico 2022 sobre Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 65,6% da população, equivalente a 1,57 milhão de pessoas, vivem em vias onde não há uma única árvore. Essa situação é apenas ligeiramente melhor do que a de São Luís, no Maranhão, que lidera o ranking com 65,7%.

A situação em Salvador piorou significativamente entre 2010 e 2022. O percentual de moradores em ruas sem árvores subiu de 60,4% para 65,6%, representando um acréscimo de 395 mil pessoas vivendo em espaços urbanos sem nenhum tipo de vegetação arbórea. Isso fez com que a cidade saltasse da 8ª para a 2ª posição no ranking nacional das capitais menos arborizadas.

No estado da Bahia, a situação também é preocupante. Em 2022, 50,7% dos baianos moravam em vias sem qualquer arborização, colocando o estado como o 6º pior do país nesse quesito. Sergipe lidera esse ranking com 61,2%, seguido por Santa Catarina e Acre.

Ao nível nacional, a situação não é muito diferente. Em 2022, 1 em cada 3 brasileiros (33,7%) morava em ruas sem árvores, representando 58,7 milhões de pessoas. Embora o crescimento tenha sido pequeno em relação a 2010, a Bahia e Salvador seguem na contramão da tendência esperada de cidades mais verdes e sustentáveis.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress