Lula decreta luto de sete dias no Brasil pelo Papa

Foto: Reprodução/Instagram/Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, nesta segunda-feira (21), a morte do papa Francisco, aos 88 anos. Em nota oficial, Lula decretou luto de sete dias em todo o país como forma de homenagem ao pontífice, primeiro latino-americano a ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica.

Na mensagem, o presidente exaltou a trajetória de Jorge Bergoglio, destacando seu compromisso com a paz, a solidariedade e a justiça social. “Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas, criticou os modelos econômicos excludentes e sempre esteve ao lado dos mais pobres, refugiados e vítimas das guerras e preconceitos”, escreveu Lula.

O presidente também lembrou encontros pessoais com o papa, e afirmou que as mensagens de Francisco “seguirão gravadas em nossos corações”.

Lula e Francisco se reuniram em duas ocasiões recentes no Vaticano. Em 2023, o papa recebeu o presidente brasileiro para uma conversa sobre paz, preservação ambiental e combate à fome. Durante o encontro, Janja presenteou o pontífice com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, enquanto Lula entregou uma gravura da Sagrada Família feita pelo artista pernambucano J. Borges.

Em troca, o papa ofereceu ao casal uma estátua de bronze com a inscrição: “A paz é uma flor frágil”. O último encontro entre os dois aconteceu em 2024.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress