Após o jornal Folha de São Paulo noticiar, nesta segunda-feira (14), que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), é sócio do empresário Samuca Silva Franco, investigado por fraudes e corrupção na Operação Overclean, a vereadora Marta Rodrigues (PT), irmã do governador Jerônimo Rodrigues (PT), utilizou as redes sociais para cobrar explicações do chefe do Executivo municipal.
“Isso é grave! O prefeito deve explicações claras à sociedade e à Câmara sobre sua relação não apenas de amizade, mas também de sociedade com o empresário Samuca.[…] Trata-se de uma relação que ultrapassa o campo privado e que exige esclarecimentos institucionais, à luz do que prevê a Constituição e os princípios da Administração Pública. Como vereadora, tenho a responsabilidade de acompanhar os fatos e cobrar respostas. E vamos cobrar!”, escreveu Marta em sua conta do X, antigo Twitter.
A reportagem da Folha apurou documentos da Junta Comercial da Bahia, que apontam que Bruno Reis adquiriu 10% da empresa SPE Vento Sul, de propriedade de Samuca, em 2022, por meio da BB Patrimonial. A sociedade é voltada para empreendimentos imobiliários em Ilhéus, no sul do estado.
Ao jornal, Bruno afirmou que o negócio é “estritamente privado” e não tem relação com a investigação. A Operação Overclean, conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), apura esquemas de corrupção em contratos públicos e lavagem de dinheiro.
“O prefeito deve explicações à sociedade sobre uma relação tão próxima com alguém que está sendo investigado nessa operação”, destacou a petista.