Prefeito sugere matança de animais abandonados na Bahia

Foto: Reprodução, redes sociais

Laurindo Nazário (PSD), prefeito do município de Gavião, no norte baiano, está no centro de debates após propor medidas drásticas para lidar com o aumento de animais abandonados na cidade. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o gestor aparece defendendo a matança de animais.

As atrocidades foram comentadas pelo político durante sessão legislativa em março. Na ocasião, o prefeito destacou o crescimento de cães e outros bichos deixados nas áreas urbanas e rurais, causando danos a lavouras e rebanhos. Ele argumentou que os proprietários deveriam ser responsabilizados, mas também defendeu ações mais severas contra os animais considerados problemáticos.

“Se um cachorro está na sua propriedade matando seus animais, não pode fazer nada? Não pode, não. Porque o cão é sagrado? Precisamos rever isso […] Se continuar assim, em pouco tempo teremos 500 cachorros. Quem vai cuidar deles? Quem vai alimentar 500 cachorros?”, questionou Nazário.

No Brasil, a morte de animais é considerada crime e está prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). De acordo com o artigo 32 da referida lei, “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” é crime punível com pena de detenção de três meses a um ano e multa. A legislação visa proteger a fauna e garantir o bem-estar animal, e aqueles que cometem tais crimes podem sofrer sanções legais.

Veja vídeo:

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress