O influenciador digital Franklin Martins, conhecido nas redes sociais por interpretar o personagem “Neka”, é apontado como um dos principais envolvidos em um esquema de rifas fraudulentas. Ele foi preso durante a segunda fase da Operação Falsas Promessas, deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro.
De acordo com o relatório da investigação, obtido pelo site Informe Baiano, Franklin movimentou mais de R$ 6,3 milhões em transações suspeitas. “Movimentou expressivos R$ 6.310.162,84 em transações suspeitas, distribuídas em diferentes períodos, evidenciando o fluxo contínuo de recursos incompatíveis com qualquer atividade lícita”, aponta o documento.
A apuração indica que o esquema era comandado pelos influenciadores conhecidos como Nanan Premiações e Ramhon Dias. A dupla utilizava o perfil no Instagram “NEKA RIFAS” para promover rifas ilegais, caracterizadas como exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro.
Além do envolvimento direto com os líderes do grupo, o relatório destaca que Franklin mantinha uma relação próxima com Ramhon e realizava transações financeiras por meio de sua empresa de publicidade, com valores considerados ilícitos.
Outro ponto revelado pela polícia é o uso de um adolescente para simular ganhadores das rifas. Segundo os investigadores, a prática era uma forma de manipular os sorteios e ludibriar os seguidores, criando uma falsa sensação de legitimidade.
Operação em andamento
A Operação Falsas Promessas segue em andamento com o objetivo de desmontar a rede criminosa e identificar todos os envolvidos no esquema, que tem utilizado a popularidade de influenciadores digitais para aplicar golpes disfarçados de promoções nas redes sociais.