A Universidade Federal da Bahia (UFBA) interditou bebedouros da Escola Politécnica após identificar contaminação por coliformes totais e Escherichia coli (E. coli) na água. A decisão foi tomada na última terça-feira (8), após recomendação da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), e confirmada pela Reitoria em nota oficial.
Mais de um mês antes, a professora e vice-coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Gemima Arcanjo, junto a estudantes, havia denunciado o problema. Ela própria realizou análises microbiológicas em bebedouros do prédio e constatou a presença das bactérias.
Diante da suspeita, a direção da Escola Politécnica suspendeu imediatamente o uso dos equipamentos para consumo. A universidade informou que investiga a origem da contaminação e, paralelamente, providencia a lavagem dos reservatórios.
Procedimentos preventivos em andamento
A Reitoria destacou que os testes nos sistemas de abastecimento de água da UFBA são realizados periodicamente como medida preventiva. Assim que qualquer irregularidade é detectada, segundo a nota, ações corretivas são implementadas para garantir a segurança da comunidade acadêmica.