O presidente da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, fez uma piada xenofóbica contra os baianos durante uma sessão na última terça-feira (18). A “brincadeira” foi feita após o magistrado cearense Raul Araújo comentar um problema no joelho que teria sofrido jogando basquete.
Noronha disse que “o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete, ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado”. Em seguida, pediu desculpas aos baianos, afirmando ter “simpatia enorme pela Bahia” e amor por acarajé.
A fala do magistrado repercutiu nas redes sociais, rendendo indignação de diversos nordestinos, sobretudo dos baianos. O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), utilizou seu perfil no X, antigo Twitter, para repudiar a fala do ministro.
“É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano. A fala descabida de um dos ministros de uma instituição respeitável como o STJ não pode ser considerada apenas uma piada de mau gosto; é xenofobia pura”, escreveu o petista.
O governador reiterou, ainda, o seu compromisso em defender a Bahia e o povo baiano. “Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia”, finalizou Jerônimo.
Veja vídeo: