Município de Nazaré promove festa literária
O município de Nazaré, no Recôncavo baiano, distante 78 km de Salvador, promove a primeira edição da Festa Literária Internacional de Nazaré (FLINA) entre os dias 10 a 12 de março. Praças, auditórios e escolas serão ocupados por uma vasta programação de atividades gratuitas, como palestras, bate-papo com escritores, oficinas, lançamento de livros, saraus. Com a finalidade de valorizar e fortalecer a cultura local e popular, o evento é uma realização do Museu de Nazaré.
“A FLINA será uma explosão de cultura e o despertar do prazer da leitura ampliando o horizonte do letramento, fomentando o conhecimento através do livro, tratando de temas ligados à literatura e a história local, conversando com as artes plásticas, dança, teatro, música, artesanato, culinária, políticas sociais”, anuncia Ana Lúcia dos Santos Soares, gestora do Museu de Nazaré e curadora da FLINA.
O município baiano é terra de muitos escritores conhecidos no país inteiro como, Anísio Melhor, Trajano Augusto Pires, Maria Augusta Bittencourt, Maria Augusta Guimarães Cirne e tantos outros. O evento fará homenagem a Anísio Melhor que era poeta, dramaturgo, professor e jornalista autodidata. “Ele teve uma importância para o cenário da literatura baiana. Muitos escritores brasileiros dos séculos XIX e XX exercitaram sua escrita em jornais, antes de se tornarem romancistas. Principalmente aqui na região nordeste havia uma dificuldade muito grande de produzir livros. O jornal era o espaço de publicação de publicação dos seus textos, inclusive narrativas mais longas como romances”, destaca a escritora Ionã Scarante que fará na FLINA o pré-lançamento do seu mais novo livro Anísio Melhor: Entre o Jornalismo e a Literatura.
A autora do livro Anjo de Barro, está em casa e em festa com a realização da FLINA. Na programação do evento constam mesas redondas, contação de histórias, exposições artísticas e apresentações, como as do movimento cultural ‘Arte e Poesia’. Entre os autores já confirmados para esta edição estão: Edson Costa, diretor da Rede Emune, o escritor Lucas de Matos, lançando o livro Preto Ousado e o escritor José Claudio Rocha que também irá lançar suas novas obras, Práticas e Saberes Jurídicos para Tempos de Retrocesso e Desenvolvimento e Humano: Como inspirar pessoas a transformar o mundo! e a escritora Dora Silva, que vai lançar Faço Tempestade em Gota.
As escritoras Maria Amélia Martins (Vidas Passadas, Vida Presente), Paula Anias (A Revolução dos Contos de Fadas e A Guardiã), Carolina Miranda (O Poetizar do Cantinho da Leitura e Vai como Pode – Poesia e Saudade), Paula Britto (A Menina e o Céu Azul e Embarcando em uma Grande Expedição) e Fernanda Carvalho (A Luz da Maternidade) também participam da FLINA.