Quatro policiais militares de São Paulo foram indiciados pela execução de um colombiano em um apartamento na região central da capital paulista. O caso ocorreu em 24 de dezembro, véspera de Natal, quando os agentes foram chamados para verificar um possível caso de ameaça, mas as imagens do ocorrido viralizaram nas redes sociais nesta quinta-feira (13), após portais como o UOL, Veja e G1 divulgarem o fato.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o homem em aparente surto, machucando um cachorro. Iniciaram uma negociação para que ele se entregasse, mas a conversa tomou outro rumo após mais de 10 minutos. Nas imagens, é possível ver cerca de 10 policiais no corredor do prédio, enquanto o homem estava dentro do apartamento com a porta aberta.
Os agentes pediram que ele mantivesse a calma, largasse a faca e a empurrasse para fora do imóvel. Um dos negociadores chegou a dizer: “ninguém vai machucar você”. No entanto, o homem colocou a faca de lado, mas a tomou de volta e ameaçou o agente que tentava se aproximar.
Os policiais se afastaram e um deles pegou uma arma de choque não letal. Embora o PM tenha tentado usar a arma, nenhum eletrodo foi disparado. Menos de dois minutos depois, uma série de tiros foi disparada, levantando uma fumaça decorrente da explosão da pólvora.
Os policiais entraram no apartamento e finalizaram a execução do colombiano, que estava ferido, mas ainda vivo. Além disso, os PMs combinaram uma versão falsa para descrever o caso às autoridades.