O Carnaval de Salvador fez uma pausa histórica no circuito Batatinha, no Centro Histórico, para acompanhar a premiação do Oscar 2025. O motivo? A consagração do filme brasileiro Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional, tornando-se a primeira produção nacional a vencer na categoria.
A cerimônia, realizada neste domingo (2), foi transmitida ao vivo em uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA). O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso e do secretário de cultura Bruno Monteiro, comemorou a vitória.
“Sair daqui com o troféu de Melhor Filme Internacional é muito importante para a gente. Isso eleva a estima. Saio daqui muito alegre. E no caso da Bahia, com a chegada da Bahia Filmes, vamos espalhar essa referência de Walter Salles, Fernanda [Torres] e Rubens [Paiva]”, destacou o governador.
Após a exibição da premiação, o público celebrou ao som da cantora Margareth Menezes. A festa foi aprovada por quem acompanhava o Carnaval. “É uma forma de dar um retorno para a comunidade baiana do que está sendo feito. O governador brilhou nesse propósito”, afirmou Sônia Nascimento.
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva e conta a história de sua mãe, Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres. A trama retrata sua luta pela verdade sobre o desaparecimento do marido durante a ditadura militar no Brasil.
Desde sua estreia no Festival de Veneza, em setembro de 2024, o longa vem colecionando prêmios e elogios da crítica. A obra foi aplaudida por dez minutos e venceu Melhor Roteiro no festival italiano. Fernanda Torres também brilhou na temporada de premiações, conquistando o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme – Drama.