Bloco Alvorada celebra 50 anos de samba no Carnaval

Foto: Nilson Teles/GOVBA

A sexta-feira ganhou um brilho especial com o desfile do Bloco Alvorada, um dos ícones culturais do Carnaval de Salvador. Na noite desta terça-feira (28), o grupo comemorou seu Jubileu de Ouro no Circuito Osmar, levando emoção e tradição à avenida. Vestidos de azul e com chapéu branco, os foliões celebraram a cultura afro-brasileira e fortaleceram o samba em suas diversas vertentes.

Para garantir o ritmo e a animação do público, o desfile contou com a ala de canto formada por Bira (Negros de Fé), Arnaldo Rafael, Romilson (Partido Popular), Marco Poca Olho, Valdélio França e Tiago Dantas (Representa). Além disso, grandes nomes da música participaram da festa, como Rogério Bambeia, Roberto Mendes, Aloísio Menezes, Marquinhos Sathan, Arlindinho, Grupo Movimento e Júlio Sereno.

Este ano, o Alvorada foi uma das 98 entidades contempladas pelo Programa Ouro Negro, que destinou R$ 15 milhões para blocos afro, afoxés, de samba e reggae. O incentivo reforça o compromisso do Governo da Bahia com a valorização da cultura afro-brasileira e a promoção de um Carnaval mais inclusivo.

“O samba vive um momento especial em Salvador. Ele está presente em toda a cidade, gerando renda e movimentando diversas áreas, desde músicos e sonorização até segurança e redes sociais. Passamos por muitas dificuldades ao longo dos anos, mas hoje celebramos 50 anos com o Campo Grande lotado de amantes do samba”, destacou Vadinho França, um dos integrantes do bloco.

Raimunda Sena, carinhosamente chamada de Pró Rai, é professora de dança aposentada e a primeira cantora do grupo. Emocionada, ela relembrou sua trajetória no bloco.

“Já estive lá em cima do trio, segurando o microfone, e ver o Alvorada completar 50 anos é emocionante. Hoje, celebro esse momento ao lado de filhos e netos que participam do bloco. O Alvorada é um bloco de amigos e família, onde o amor pelo samba passa de geração em geração.”

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress