O Carnaval de Salvador 2025 teve sua largada oficial nesta quinta-feira (27), com uma programação repleta de atrações nos principais circuitos da cidade. Em um ano especial, que celebra os 40 anos da axé music e os 75 anos do trio elétrico, a festa trouxe homenagens e encontros marcantes entre grandes nomes da música baiana.
A abertura oficial aconteceu no Circuito Osmar (Campo Grande), comandada por Carlinhos Brown. A partir das 15h30, o cacique do Candeal reuniu uma constelação de artistas, incluindo Margareth Menezes, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia, Sarajane, Ricardo Chaves, Gilmelândia, Márcio Victor (Psirico) e Sergynho. Ainda no mesmo circuito, nomes como Luiz Caldas, BaianaSystem, Lá Fúria e Escandurras puxaram seus trios, garantindo diversidade de ritmos e estilos.
No Circuito Dodô (Barra-Ondina), a folia também começou às 15h30 com Edu Casanova abrindo caminho para Bell Marques. Em seguida, passaram por lá Parangolé, Léo Santana, Psirico, Tony Salles, Tatau, Ludmilla e Thiago Aquino, entre outros.
Já o Circuito Batatinha (Pelourinho) manteve a tradição dos blocos afros, grupos de samba e reggae, com apresentações de Afoxé Baiana do Reino de Oyá, Banda Korin Efan e Reggae a Paz, a partir das 19h. No Largo Pedro Archanjo, os shows começaram mais cedo, às 15h30, com nomes como Léo Fera, Rode Torres e Márcia Freire.
Com artistas consagrados e novos talentos, Salvador iniciou sua maior festa mantendo a essência do Carnaval de rua, onde trios, blocos e foliões transformaram a cidade em um imenso palco de celebração.