O Carnaval de Salvador 2025 teve início às 16h desta quinta-feira (27), com o prefeito Bruno Reis entregando as chaves da cidade ao Rei Momo, marcando oficialmente o começo da folia. O ato simbólico aconteceu na Passarela Nelson Maleiro, no Circuito Osmar (Campo Grande), escolhido para sediar a abertura oficial, como um reflexo do investimento da Prefeitura nos últimos anos para fortalecer o circuito mais tradicional da festa.
Antes de entregar as chaves, Bruno Reis destacou o crescimento do Carnaval no Centro da cidade e garantiu que este será o maior evento de todos os tempos. Ele ressaltou ainda a expansão da programação no Circuito Osmar, com palcos espalhados pelo Centro Histórico, e destacou o compromisso da gestão com a organização e inovação da festa.
“Que seja um belíssimo Carnaval. Trabalhamos e nos organizamos para oferecer o melhor de todos os tempos. Estamos preparados para receber o maior número de turistas e foliões da história. Aumentamos o investimento no Centro, com uma abertura histórica, reunindo artistas que fazem parte dos 40 anos da Axé Music, com cobertura para toda a Bahia e o Brasil. Com fé em Deus, será um Carnaval de paz, tranquilidade e harmonia”, declarou o prefeito.
Bruno Reis ainda falou sobre a programação no Centro: “Trouxemos uma programação forte para o circuito, e esperamos que a população abrace essa ideia. Queremos consolidar o resgate do Carnaval aqui e contamos com o apoio de todos para fazer deste Carnaval um marco.”
Após a entrega das chaves, a festa de abertura começou com o Trio 40 Anos de Axé, palco de uma apresentação especial em homenagem às quatro décadas do movimento musical. Carlinhos Brown, acompanhado por percussionistas do Olodum, iniciou o show com a música O Guarani, composta em 1870, e seguiu com clássicos da Axé Music.
Este é o terceiro Carnaval de Bruno Reis como prefeito. Em 2023, a abertura foi no Circuito Dodô (Barra-Ondina), e no ano passado, o Centro Histórico foi o palco principal da abertura oficial na Praça Castro Alves.
“Este ano, o Centro vai bombar ainda mais. Quem acompanhou o verão e o pré-Carnaval sabe que preparamos algo grandioso. Nossa equipe está trabalhando 24 horas para garantir o melhor Carnaval de todos os tempos. Convido todos a virem curtir Salvador e, em especial, o Carnaval do Centro”, afirmou o prefeito.
Além de Carlinhos Brown, a abertura contou com a participação de artistas como Margareth Menezes, Lazinho com o Olodum, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Sarajane, Ricardo Chaves, Xanddy Harmonia, Gilmelândia e Márcio Victor do Psirico. A cerimônia também teve a presença de blocos afro e afoxés tradicionais, como Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô.
Na sexta-feira (28), o samba será o destaque da festa. Já no sábado (1º), o Carnaval do Centro começará a ganhar ainda mais força, com diversos trios pipoca, antecipando a movimentação intensa do domingo (2). A festa seguirá até terça-feira (3), com Ivete Sangalo se apresentando no Circuito Osmar, também em um trio pipoca.