MP e Governo da Bahia assinam acordo para garantir transporte metropolitano

Foto: Divulgação/GOV-BA
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Procuradoria-Geral do Estado assinaram, na quinta-feira (20), um acordo para encontrar uma “solução imediata” para os problemas no transporte público da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O serviço, que transporta mensalmente mais de 3 milhões de pessoas em 80 linhas de ônibus, vem enfrentando críticas frequentes sobre a qualidade do atendimento.
De acordo com o MP-BA, o acordo prevê a contratação emergencial de empresas para operar o transporte de forma temporária, por um ano. Nesse período, será realizada uma licitação para definir as novas empresas responsáveis pela operação do sistema de transporte. Além disso, haverá reuniões mensais para monitorar o cumprimento do acordo e garantir que as obrigações sejam cumpridas.
A assinatura do acordo contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia; dos secretários estaduais de Infraestrutura, Sérgio Brito, e da Fazenda, Manoel Vitório; da procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli; dos promotores Adriano Assis e Rita Tourinho; e do diretor executivo da Agerba, Carlos Martins.
A medida visa amenizar os problemas no transporte público, enquanto uma solução definitiva não é tomada.