Guarda municipal que atirou contra homem no Pelourinho é afastado

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O guarda municipal que efetuou um disparo contra um homem durante uma abordagem no Pelourinho, em Salvador, foi afastado das atividades operacionais nesta terça-feira (11). Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), ele permanecerá em funções administrativas enquanto o caso é apurado.
O incidente ocorreu na segunda-feira (10), na Rua das Flores, próximo à Baixa dos Sapateiros. Imagens registradas por uma testemunha mostram um homem já imobilizado, enquanto seu irmão tenta intervir. De acordo com o relato do rapaz à TV Bahia, a abordagem foi injustificada, e ele questionou a “ação truculenta” dos agentes. Em resposta, um dos guardas efetuou um disparo, que não o atingiu.
A GCM informou que os agentes patrulhavam a região quando receberam denúncias sobre a venda de entorpecentes. Ao abordarem suspeitos com as características informadas, um deles teria resistido, exigindo o uso da força. Os guardas afirmam que utilizaram primeiro uma pistola de condutividade elétrica para contê-lo e, depois, dispararam para dispersar o irmão do detido, que, segundo a corporação, se aproximava de forma agressiva.
O suspeito foi levado para a UPA do Vale dos Barris e, posteriormente, encaminhado à Central de Flagrantes, onde prestou depoimento e foi liberado. A GCM reforçou que a corregedoria analisará os vídeos e investigará todos os detalhes da ocorrência.