Ônibus articulados com capacidade para quase 150 passageiros entram em operação no BRT de Salvador
Nesta segunda-feira (30), o BRT de Salvador passou a contar com dois ônibus articulados com capacidade para quase 150 passageiros. Os veículos têm 18 metros e são os primeiros do tipo a entrar em operação no sistema. A previsão é que mais ônibus sejam inseridos na frota do BRT já no próximo mês de janeiro.
Os novos ônibus vão operar na B5, que está em fase de operação assistida e conecta a estação Rodoviária à Lapa.
“São ônibus de 18 metros, com capacidade para quase 150 passageiros. Já entram em operação hoje. Então hoje já vão entrar em operação na linha Lapa-Rodoviária. Vamos receber no mês de janeiro mais 49 ônibus de 15 metros e mais 55 ônibus convencionais. Com isso, no início de janeiro, nós vamos chegar a um percentual da frota com 42% de ônibus novos e com ar condicionado”, afirmou Bruno Reis.
O secretário Fabrizzio Muller ressaltou que o BRT tem apresentado um número crescente de passageiros e explicou que, inicialmente, os ônibus articulados vão operar na linha B5. “Há uma grande expectativa nossa, pelo plano que já foi feito, de ser uma das linhas mais fortes do sistema. Outros articulados estão previstos para chegar com esse recurso do Banco Mundial, então serão articulados elétricos, reforçando ainda mais a frota”, disse.
Hoje, a linha completa o trajeto Lapa-Rodoviária, parando em todas as estações, em cerca de 25 minutos. Contudo, a expectativa é que esse tempo seja reduzido com a linha expressa e com a semiexpressa (que faz paradas em alguns dos terminais), a depender da demanda de passageiros.
“A importância do ônibus articulado hoje é realmente a capacidade de carga. Então você consegue nos horários de pico, principalmente, levar um número maior de pessoas, diminuindo assim a espera pelo ônibus, em que pese hoje o intervalo do BRT é bem curto entre um ônibus e outro”, acrescentou o secretário.