20 de janeiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

PF deflagra operação de combate ao tráfico de animais em Lauro de Freitas

 PF deflagra operação de combate ao tráfico de animais em Lauro de Freitas

Foto: Divulgação PF

#Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal, com o apoio do Inema, deflagrou a Operação Voo Livre II, com o objetivo de cumprir mandado judicial decorrente de investigação relativa ao tráfico ilegal de animais no estado da Bahia.

No decorrer da apuração, identificou-se a existência de uma associação criminosa entre comerciantes de aves ilegais, da fauna silvestre e exótica, que negociam animais de difícil reprodução em cativeiro, como Araras e Tucanos, o que indica que muitos tenham sido retirados ainda filhotes da natureza, para anilhamento, criação e revenda.

Cumpriu-se um mandado de busca e apreensão no endereço de mais um criador de aves silvestres e exóticas, sendo realizada a análise da documentação dos animais encontrados e a apreensão de espécimes que se encontravam irregulares.

Registra-se que o tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção. Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida, quando adquiridos de criadores comerciais registrados no IBAMA, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).

Os investigados pela comercialização ilegal das aves podem responder pelos crimes de tráfico e maus-tratos de animais, associação criminosa, receptação e falsificação de selo ou sinal.

Relacionados