5 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Jerônimo recebe novo diretor da Ford na América do Sul para alinhamento de projetos para a Bahia

 Jerônimo recebe novo diretor da Ford na América do Sul para alinhamento de projetos para a Bahia

Foto: Joá Souza/GOVBA

#Compartilhe

Na tarde desta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu o novo diretor de relações governamentais da Ford na América do Sul. No encontro, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o chefe do Executivo escutou os representantes da empresa sobre os projetos para o Centro de Engenharia da Ford Brasil, situado no Cimatec Park, em Camaçari. 

A chegada de Carlos Galmarini à direção de relações governamentais da Ford marca um momento em que a empresa consolida no Brasil o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, que, atualmente, trabalha no desenvolvimento de 85% dos produtos da montadora no mundo. Segundo a empresa, o time de engenharia brasileiro é responsável por um terço das tecnologias presentes nos carros da Ford hoje. Uma delas, a One Pedal Drive, presente no carro elétrico Mustang Mach-E, foi criada pelo Brasil e permite  dirigir usando apenas o acelerador, sem acionar o freio.

“Nosso centro tem crescido muito no desenvolvimento de tecnologia global nos últimos anos. Acreditamos que tem muitas possibilidades de crescimento para o futuro aqui. Por isso, estamos investindo, junto com o Cimatec, na construção de um novo prédio, que vai comportar novos espaços para desenvolvimento dos nossos engenheiros e equipe de trabalho no Brasil”, detalhou Galmarini.

Apesar do fechamento da montadora no país em 2021, além da sede em Camaçari e do hub de inovação em Salvador, a Ford mantém um Centro de Testes em Tatuí, em São Paulo. O espaço é considerado um dos maiores da América Latina para desenvolvimento de veículos.

Em Camaçari, são 1.500 profissionais atuando na criação de tecnologias de software, de motores e de eletrificação de veículos que são vendidos no mundo todo. São seis prédios utilizados pela Ford e mais um está sendo construído, com entrega prevista para 2026, onde serão instalados laboratórios de desenvolvimento e áreas de treinamento da empresa.  

Relacionados