Horário de verão pode voltar em novembro, afirma ministro

 Horário de verão pode voltar em novembro, afirma ministro

Foto: Reprodução

Compartilhe

Nesta quarta-feira (2), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira afirmou em entrevista coletiva que a volta do horário de verão em novembro pode ser possível se, nos próximos dias, não houver melhora no cenário hidrológico do país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, essa decisão não está tomada, mas eu me reuni com as empresas aéreas, já é público que se não houver nada que possa mudar o atual quadro nos próximos dias, a necessidade do horário de verão para o mês de novembro pode se tornar uma realidade muito premente”, disse Alexandre Silveira.

Silveira destacou que a situação hídrica é alarmante e exige atenção. O ministro também defendeu a utilização do saldo da conta bandeira para baratear a conta de luz. “O ministro se equilibra sempre entre segurança energética e modicidade tarifária, e a segurança energética é mais importante que a motricidade tarifária. Nós vivemos a maior crise hídrica dos últimos 74 anos”, destacou.

O adiantamento dos relógios em uma hora era aplicado nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. 

A medida foi suspensa em 2019 por Jair Bolsonaro (PL), que alegou não ter benefícios na mudança das horas durante os meses de maior luz solar.