TRE-BA torna Sheila Lemos inelegível em Vitória da Conquista

 TRE-BA torna Sheila Lemos inelegível em Vitória da Conquista

Foto: Divulgaçaõ

Compartilhe

Na tarde desta segunda-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) declarou a prefeita Sheila Lemos inelegível na eleição de 2024 em Vitória da Conquista. A desembargadora Maízia Seal Carvalho manteve seu voto inicial ontra a candidatura. Os outros votos pela inelegibilidade foram dos desembargadores Maurício Kertzman, Danilo Costa Luiz e Ricardo Borges Maracajá Pereira.

Em 2020, Sheila Lemos foi eleita vice-prefeita na chapa encabeçada por Herzem Gusmão (MDB). Com o falecimento do então prefeito, ela assumiu o comando da prefeitura de Vitória da Conquista em março do ano seguinte. Anteriormente, a mãe de Sheila, Irma Lemos (União Brasil), já havia sido eleita vice-prefeita também em chapa encabeçada por Gusmão, no ano de 2016. 

A inelegibilidade é fruto de uma ação Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV), que pediu a impugnação da candidatura de Sheila, sob o argumento de que sua possível recondução ao cargo representaria alternância de poder, uma vez que sua mãe também já assumiu a presidência. 

Sheila Lemos ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.