Ampliação do Aeroporto de Feira de Santana impulsiona economia local

 Ampliação do Aeroporto de Feira de Santana impulsiona economia local
Compartilhe

O Aeroporto Governador João Durval Carneiro, uma das principais portas de entrada para Feira de Santana, passará por uma transformação significativa com a ampliação da pista de pouso e decolagem. O processo de licitação da obra já está em andamento e com a próxima etapa, que é a abertura dos envelopes com as propostas, prevista para 28 de novembro.

A intervenção principal é a extensão da pista na cabeceira, passando de 1,5 para 1,8 quilômetros. A ampliação permitirá que a estrutura receba aeronaves maiores, como o Boeing 737-800, que comporta até 200 passageiros. No momento, apenas aeronaves menores, como o ATR72, que acomoda até 70 passageiros, estão em operação. O investimento previsto para essa obra é de R$ 8,3 milhões.

Feira de Santana poderá oferecer voos diários para destinos como São Paulo e Belo Horizonte, fortalecendo a economia regional e proporcionando maior conectividade para a população. Ou seja, além de impulsionar o turismo, a ampliação do aeroporto terá um impacto significativo no desenvolvimento econômico do município.

Atualmente, a construção do muro patrimonial se encontra em andamento. A obra permitirá o aumento da faixa de pista e área patrimonial para 108,79 ha possibilitando a operação do equipamento aeroportuário com voos noturnos e por instrumento, além do visual. Iniciada em abril deste ano, a obra está com 52% de execução. A previsão de conclusão dos serviços precisou ser reprogramada para o mês de outubro por conta do novo processo de desapropriação, publicado em 3 de agosto. O investimento é de R$ 2,9 milhões.