Salvador é a terceira capital com mais favelas no Brasil e a primeira no Nordeste

 Salvador é a terceira capital com mais favelas no Brasil e a primeira no Nordeste

Foto: Reprodução

Compartilhe

Um levantamento do “Mapa da Desigualdade entre as Capitais”, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), revelou que Salvador é a terceira capital brasileira com maior proporção de favelas e a primeira na região Nordeste. Com uma extensão de 693,442 km², mais de 41% desse território — acima de 284 km² — é composto por favelas. O

Embora o “Mapa da Desigualdade entre as Capitais” não destaque os bairros de Salvador com maior concentração de favelas, o IBGE oferece uma visão mais detalhada. Segundo o Instituto, a capital baiana abriga três das 15 maiores favelas do país, empatando com o Rio de Janeiro em quantidade, considerando o tamanho populacional. As principais comunidades em Salvador incluem Beiru, Tancredo Neves (4ª maior do país) com 20.210 habitantes; Saramandaia, Pernambués (7ª), com uma população de 18.662; e Valéria (15ª), com 12.072 moradores.

Salvador lidera no Nordeste, seguida por São Luís (MA) e Fortaleza (CE). As regiões Norte e Nordeste concentram 8 das 10 capitais com maior proporção de favelas, enquanto nas capitais do Centro-Oeste, como Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), os índices de favelização são os mais baixos do país, não superando 10%.