Candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa promete ‘tarifa zero’ nos ônibus

 Candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa promete ‘tarifa zero’ nos ônibus

Foto: Divulgação/Assessoria Kleber Rosa

Compartilhe

O candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), afirmou durante entrevista à “Central de Eleições” da Rede Bahia, nesta segunda-feira (12), que, através da parceria público privada, vai implementar a “Tarifa Zero” na capital baiana, caso seja eleito. O prefeiturável pontuou que, segundo estudos do “Observatório da Mobilidade Urbana”, se houver “vontade política” do prefeito, a gratuidade nos ônibus pode ser garantida de forma “processual, gradual”.

Kleber Rosa destacou a necessidade da prefeitura aumentar a contribuição dos setores empregatícios no transporte público de Salvador e ressaltou que o Executivo Municipal precisa reavaliar os contratos firmados e que, na maioria das vezes, acabam favorecendo apenas os setores privados, o “grande empresariado” em detrimento das “necessidades reais” da população soteropolitana.

“Precisamos ter uma gestão responsável do orçamento da prefeitura. Nos últimos 16 anos, mais de mil ônibus deixaram de rodar em Salvador. De acordo com levantamentos do Observatório da Mobilidade, refutamos o prefeito Bruno Reis que declarou que o custo atual com o transporte público de Salvador gira em torno de R$ 1 bilhão de reais. Segundo dados que tivemos acesso, o orçamento não chega a esse montante e é possível sim termos um sistema de transporte público mais barato”, assegurou Kleber Rosa, ao explicar que a pesquisa foi realizada a partir de indicadores como a média de usuários que utilizam os ônibus na cidade, a quantidade de trabalhadores rodoviários, o quantitativo de combustível do sistema de transporte público, dentre outros fatores.

Kleber Rosa salientou que a “Tarifa Zero” vai impactar diretamente na qualidade de vida da população soteropolitana, irá “aquecer” mais a economia da cidade, os comércios locais, e, consequentemente, vai fomentar a geração de emprego e renda. “Além disso, com a Tarifa Zero vamos aumentar a circulação das pessoas nos ônibus e, consequentemente, vamos diminuir os gastos públicos com construções de viadutos e de grandes obras de mobilidade urbana”.