Boxeadora italiana desiste de luta contra adversária trans

 Boxeadora italiana desiste de luta contra adversária trans

Foto: Reprodução/TV

Compartilhe

A estreia da italiana Angela Carini no boxe feminino dos Jogos Olímpicos de Paris foi breve, com a lutadora desistindo após apenas 46 segundos de combate na primeira rodada contra a argelina Imane Khelif. Carini, que competia na categoria até 66kg, abandonou a luta devido a problemas físicos, e não por questões relacionadas à adversária, como inicialmente especulado.

Em sua declaração após o evento, Carini explicou que não conseguiu continuar devido a dores intensas no nariz, que lhe dificultaram a respiração. “Entrei no ringue e tentei lutar. Recebi dois golpes no nariz e não conseguia respirar mais, estava doendo muito. Saio de cabeça erguida e com o coração partido,” afirmou a pugilista.

Imane Khelif, que passou por uma mudança de gênero e enfrentou polêmica sobre sua elegibilidade, foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para competir. A atleta havia sido desclassificada do Campeonato Mundial de Boxe Feminino em 2023 por questões relacionadas aos níveis de testosterona e cromossomos, gerando um intenso debate sobre a inclusão de atletas trans no esporte.

Apesar da controvérsia, o COI confirmou que Khelif cumpria as regulamentações necessárias e a autorizou a competir em Paris 2024. Outras pugilistas também obtiveram permissão semelhante para as categorias femininas nesta edição dos Jogos Olímpicos.