Bahia vence disputa com MG e atrai primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina

 Bahia vence disputa com MG e atrai primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina
Compartilhe

O governo da Bahia venceu a disputa com Minas Gerais e fechou um acordo para construir a primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina. A instalação será em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, em um terreno de 400 mil m² cedido pela prefeitura local à multinacional Bravo Motor Company.

O objetivo é produzir na nova planta industrial baterias, células de íon de lítio, acumuladores elétricos e cabinets para conversão de corrente contínua. A fábrica terá uma capacidade de produção instalada de 1 gigawatt-hora (GWh) no primeiro ano, aumentando para 2 GWh no segundo ano e podendo alcançar até 5 GWh a partir do quarto ano de operação.

A escolha estratégica do local se deve à proximidade dos portos, que servirão como ponto de escoamento da produção industrial na Região Metropolitana.

Após a conclusão da fábrica, a Bravo Motor Company planeja criar 3.500 empregos diretos e mais 10 mil indiretos na Bahia, conforme apurado pelo Portal A Tarde. O investimento total da multinacional no estado está estimado em R$ 25 bilhões ao longo de 9 anos.

Antes de firmar o acordo com o governo baiano, a Bravo esteve próxima de fechar um acordo com Minas Gerais para instalar a fábrica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No entanto, críticas do governador Romeu Zema (Novo) à produção de carros elétricos levaram a multinacional a desistir do estado mineiro. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tem orientado sua gestão no sentido de investir na chamada “economia verde”, o que também atraiu a Bravo para o acordo com o governo baiano.