Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Bahia Fica de Fora dos Índices de Transparência dos Governos Brasileiros

 Bahia Fica de Fora dos Índices de Transparência dos Governos Brasileiros

Foto: Portal da Indústria/Senai

Compartilhe

Nesta terça-feira (16), a organização Transparência Internacional divulgou os índices de transparência dos governos das 27 regiões administrativas do Brasil, destacando resultados preocupantes em um ano eleitoral. Apenas cinco estados obtiveram desempenho considerado ótimo, com pontuações acima de 80 pontos, enquanto três estados apresentaram resultados alarmantes, com pontuações inferiores a 40.

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) foi criado como uma ferramenta regular de avaliação da transparência dos poderes subnacionais no Brasil. Com a atualização periódica do índice, a intenção é permitir comparações entre a evolução dos entes avaliados e estimular melhorias contínuas na transparência pública. O ITGP classifica os estados em um ranking e atribui notas de 0 a 100, onde uma pontuação mais alta indica melhores níveis de transparência.

Os estados com melhor desempenho em transparência foram: Espírito Santo (90,4 pontos), Minas Gerais (90), Paraná (89), Rondônia (85,2) e Goiás (83). A Bahia, no entanto, não figura na lista. Por outro lado, os estados com os piores índices foram Acre (26,7 pontos), Pará (30,5) e Sergipe (36,2).

A Transparência Internacional alerta que os resultados de transparência são preocupantes, especialmente em ano eleitoral, quando obras e emendas podem ser alvos de corrupção, distorcendo os resultados das urnas. A organização busca um mundo livre da corrupção, enfatizando que sua luta abrange também justiça social e direitos, reconhecendo que a corrupção tem raízes profundas em fatores legais, institucionais e comportamentais.