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Volume de serviços na Bahia caiu 4,1% em maio de 2024

 Volume de serviços na Bahia caiu 4,1% em maio de 2024

Foto: Vaner Casaes/SEI

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Em maio, o volume de serviços na Bahia, na comparação com abril, caiu 4,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

No mês, a Bahia inverteu a tendência de crescimento iniciada em fevereiro e perdeu parte do ganho acumulado de 7,0%. O recuo da taxa é resultado da base de comparação, que foi bem elevada no mês de abril de 2024 (6,0%).

Na comparação com maio de 2023, o setor cresceu 1,3%, puxado por apenas uma das cinco atividades, que apresentou incremento: Serviços prestados às famílias (43,7%). Por outro lado, quatro atividades registraram recuo: Serviços de informação e comunicação (-8,3%), Outros serviços (-4,2%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,7%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,6%). Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (0,8%).

Na comparação com os cinco primeiros meses de 2023, o setor avançou 2,1%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (21,5%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%). Por outro lado, três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para baixo, com destaque para as atividades Outros serviços (-5,4%), seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%) e Serviços de informação e comunicação (-0,2%). Nessa comparação, a Bahia também registrou variação superior à média nacional (2,0%).

No acumulado dos últimos doze meses, o setor expandiu 4,3%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima: Serviços prestados às famílias (13,9%), Serviços de informação e comunicação (8,2%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,5%). Em sentido oposto, as atividades de Outros serviços (-5,2%) contabilizou queda. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (1,3%).