Cinco cidades baianas se destacam por apresentarem melhores condições de vida

 Cinco cidades baianas se destacam por apresentarem melhores condições de vida

Foto: Márcio Filho/MTur

Compartilhe

Apesar de a Bahia ter ficado entre os 10 estados com a pior nota no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2024, especialmente em segurança pessoal — considerando quatro indicadores: assassinato de jovens, mortes por acidentes de transporte, assassinatos de mulheres e homicídios — municípios baianos como Vitória da Conquista se destacaram positivamente.

A pesquisa avaliou aspectos como moradia, educação, segurança e saúde, utilizando 53 componentes, nenhum deles relacionado à renda. O objetivo é medir os resultados dos investimentos sociais feitos nos municípios.

De acordo com Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil 2024, “A economia é um fator muito importante, mas a metodologia do IPS global exclui, de propósito, os indicadores econômicos para realizar análises comparativas. Quando analisamos cidades com os mesmos PIBs [Produto Interno Bruto], vemos que eles não são suficientes para explicar a qualidade de vida das pessoas”.

Na Bahia, além da baixa nota em segurança pessoal (42,2), a falta de acesso à educação superior (33,99) e os direitos individuais (35,67) puxaram a média do estado para baixo, que ficou em 57,85 — inferior à nota geral do Brasil (61,83).

Confira abaixo a lista das cidades com os melhores índices de desenvolvimento social da Bahia

  • Vitória da Conquista: 64,03
  • Salvador: 63,80
  • São Francisco do Conde: 63,54
  • Barreiras: 63,31
  • Abaíra: 63,26