Turismo na Bahia cresceu 7,3% no primeiro trimestre

 Turismo na Bahia cresceu 7,3% no primeiro trimestre

Foto: João Ramos – Ascom/Bahiatursa

Compartilhe

No primeiro trimestre de 2024, o volume das atividades turísticas na Bahia registrou um aumento de 7,3% em comparação com o mesmo período de 2023. Esse crescimento foi o mais significativo entre as unidades federativas, superando a média nacional, que teve um avanço de 0,4%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta quinta-feira (11/07), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre as informações de destaque no boletim, destaca-se o aumento de 11,2% no fluxo de passageiros (em voos domésticos e internacionais) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) no primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Esse crescimento foi impulsionado pela maior movimentação em todos os quatro aeroportos analisados.

Além disso, os pedágios das rodovias que cruzam o estado da Bahia registraram um aumento de mais de 701 mil veículos em trânsito, representando um crescimento de 3,7% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 69,0% no primeiro trimestre de 2024, resultado superior ao observado no mesmo trimestre do ano anterior (68,3%). Esse resultado ficou 0,7 p.p. acima da taxa contabilizada no mesmo trimestre do ano anterior. É importante ressaltar, que essa é a segunda melhor taxa média registrada desde 2019, nessa comparação.

Cerca de 10 mil veículos adicionais passaram pelo Sistema Ferry-Boat, na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma expansão de 4,5% em relação ao mesmo trimestre de 2023. Pelo mesmo sistema deixaram de passar mais de 230 mil passageiros, representando arrefecimento de 16,5% na mesma análise comparativa.

Cabe destacar que o primeiro trimestre foi um período impulsionado pela realização do Carnaval em Salvador e as festas populares e religiosas em grande parte dos municípios baianos. A expectativa é de manutenção da expansão do setor para o 2º trimestre de 2024, uma vez que abrange um período intenso de grandes eventos como os festejos juninos. As promoções desses eventos contribuirão para o excelente desempenho do setor, com taxa amenizada em relação ao 2º trimestre de 2023, confirmada pela expectativa da sondagem empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), da SEI.