Operação Efeito Estanque: Polícia Federal e Receita Federal combatem sonegação fiscal

 Operação Efeito Estanque: Polícia Federal e Receita Federal combatem sonegação fiscal

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Compartilhe

Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Efeito Estanque em cumprimento a um mandado de busca e apreensão decorrente de uma investigação iniciada pela Receita Federal. A ação tem como objetivo investigar crimes de sonegação fiscal e possível associação criminosa.

Segundo informações da Receita Federal, a operação visa desmantelar esquemas fraudulentos que beneficiaram diversos contribuintes. Estes teriam utilizado artifícios ilícitos para suprimir ou reduzir valores declarados no Imposto de Renda, por meio da elaboração deliberada de Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) contendo informações fictícias e transmitidas de forma coordenada pelos investigados.

Durante a apuração, foram reunidos fortes indícios que apontam para a manipulação das declarações com o intuito de ludibriar o fisco e evitar o pagamento correto dos impostos devidos.

A operação é parte de um esforço conjunto entre as autoridades policiais e fiscais para combater práticas criminosas que prejudicam a arrecadação tributária e comprometem a integridade do sistema fiscal brasileiro.