Segundo estudo, Fazenda Grande do Retiro e Paripe são os bairros mais violentos

 Segundo estudo, Fazenda Grande do Retiro e Paripe são os bairros mais violentos

Foto: Carol Garcia/ GOVBA

Compartilhe

A violência armada tem assolado Fazenda Grande do Retiro e Paripe neste primeiro semestre de 2024, destacando-se como os bairros mais afetados segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Desde 2020, com a ascensão do Comando Vermelho (CV) na Bahia, os conflitos entre organizações criminosas têm se intensificado em Salvador.

O estudo revela que Fazenda Grande do Retiro lidera em número de pessoas baleadas, com 25 vítimas, das quais 20 faleceram. Já Paripe, no Subúrbio, lidera em quantidade de tiroteios, com 24 episódios registrados. Segundo o IFC, dos 19 confrontos em Fazenda Grande do Retiro, 12 foram resultado de ações policiais.

Ambos os bairros têm em comum o controle do tráfico de drogas pelo Bonde do Maluco (BDM), principal concorrente do CV. Desde o início do ano, membros do CV têm aumentado os ataques nas áreas de atuação do BDM no Subúrbio, como Periperi, Rio Sena, Alto de Coutos e Paripe, onde ocorreu o assassinato de Leonardo da Silva, de 19 anos, em 23 de abril na Rua Porto Santo.

Além de Paripe, outros bairros como São Cristóvão, Pero Vaz e Valéria registraram alto número de disparos de arma de fogo, resultando em múltiplas mortes. O Jornal Correio tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM) para comentar os dados do Instituto Fogo Cruzado, mas não obteve resposta até o momento.