2 de Julho na Bahia: Te Deum abre a celebração da Independência

 2 de Julho na Bahia: Te Deum abre a celebração da Independência

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Compartilhe

A programação cívica da Independência do Brasil na Bahia teve início com o Te Deum, realizado na manhã de ontem (1°) na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. Esta cerimônia religiosa tradicional marcou os preparativos finais para o grande desfile em homenagem à data magna do estado, que ocorrerá hoje.

Nos últimos dias, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) finalizou os detalhes da decoração, restaurou o pedestal da pira com o restaurador José Dirson e ornamentou as esculturas do Caboclo e da Cabocla, sob a direção do artista plástico João Marcelo Ribeiro. “Este ano escolhemos tons de azul e branco para os Caboclos, inspirados nas cores das bandeiras do Brasil e da Bahia. Utilizamos tecido de pelúcia, pedrarias e fitas de seda, em homenagem às baianas sambadeiras de samba de roda”, explicou Ribeiro.

Os carros alegóricos que transportarão os Caboclos estarão adornados com folhagens que remetem às matas, destacando a conexão com a natureza e a identidade indígena. A saída dos Caboclos ocorrerá hoje, seguindo o acendimento do Fogo Simbólico na Praça General Labatut, em Pirajá, realizado ontem. A Pira percorreu 11 cidades antes de chegar a Salvador, simbolizando a união do povo na luta pela independência da Bahia.

George Vladimir, gerente de Promoção Cultural na FGM e coordenador geral do evento, destacou a diversidade das participações no desfile: “Teremos fanfarras das escolas municipais e estaduais, filarmônicas, instituições militares, grupos da sociedade civil como os escoteiros e o grupo cultural Guaranis, composto por indígenas de Itaparica.”

O desfile cívico, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Estado Jerônimo Rodrigues e do prefeito Bruno Reis, contará com um esquema de segurança robusto, coordenado em parceria com a Casa Militar, Exército, Polícia Militar e Guarda Municipal. O cortejo começará às 8h com o hasteamento das bandeiras e encerrará às 17h30, seguido pelo Encontro das Filarmônicas.

Além do desfile, a programação artística incluiu o espetáculo ‘Ao Pé do Caboclo’ no sábado passado e prossegue até o dia 14 deste mês. Ontem à tarde, o Cortejo Afro se apresentou no Palco Largo de Pirajá. Durante a semana, estão previstas apresentações do Coral da Cidade do Salvador na quarta-feira e de Mariene de Castro na quinta-feira, ambos no Campo Grande, além do Samba do Caboclo na sexta-feira no Largo da Lapinha.