Calor extremo mata mais de 100 pessoas no México em 2024

 Calor extremo mata mais de 100 pessoas no México em 2024

Foto: Alexis Tostad

Compartilhe

As altas temperaturas no México já causaram 125 mortes em todo o país e 2.308 casos de insolação até a segunda semana de junho de 2024, segundo a Secretaria (Ministério) da Saúde do Governo mexicano.

No seu último relatório semanal de vigilância epidemiológica, a agência especificou que durante o período do dia 6 a 12 de junho, foram notificados 371 casos associados a temperaturas naturais extremas e 35 mortes em todo o país. Do total de mortes relatadas, 10 são “atribuídas à segunda onda de calor e 19 mortes atribuídas à terceira onda”. A agência lembrou que o ambiente quente continuará no noroeste, norte e nordeste do México, com temperaturas superiores a 40 graus previstas em 10 estados do país.

Pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) alertaram no mês passado que o país experimentaria as temperaturas mais altas de sua história na segunda quinzena de maio.

Apenas a Cidade do México registou a temperatura mais alta da história no dia 25 de maio, registando 34,7 graus, a quarta vez este ano que bate o seu recorde. A terceira onda de calor ocorreu de 20 de maio a 4 de junho e deixou 19 mortos, além de recordes de temperatura em diversas cidades, inclusive na capital mexicana.

O governo mexicano previu pelo menos cinco ondas de calor entre março e julho, em 16 de abril.