Escolas Municipais de Salvador se Preparam Intensamente para o Desfile do 2 de Julho

 Escolas Municipais de Salvador se Preparam Intensamente para o Desfile do 2 de Julho

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Compartilhe

Com a proximidade das comemorações do 2 de Julho, que celebram os 201 anos da Independência da Bahia, as escolas municipais de Salvador estão se preparando intensamente para o desfile cívico. Na Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, localizada em Pirajá, os ensaios da fanfarra acontecem diariamente, de segunda a sábado, das 17h às 19h. Este ano, a unidade escolar, que participa dos desfiles desde 1998, conta com a participação de 107 alunos.

“Para nós, a fanfarra tem uma importância muito grande no 2 de Julho. Eu sou nativo de Itaparica, que teve uma forte ligação com a luta pela Independência. O próprio bairro de Pirajá, onde a escola está situada, também foi um local de batalha. É muito gratificante poder celebrar a Independência da Bahia com uma apresentação tão bonita como a das fanfarras”, comenta o regente Emerson Brito, de 40 anos.

“Eu amo o 2 de Julho. Quando cheguei a essa escola em 2011, quis me aprofundar mais sobre a data dentro de Salvador e desde então não parei. A banda tem crescido continuamente e tem enriquecido muito a nossa cultura”, acrescenta.

O tema do desfile da Banda Marcial Alexandrina Santos Pita (Masp) este ano será “O Show da Masp Brasil em Cores”, em referência aos novos uniformes multicoloridos que o grupo usará durante o desfile. A banda está programada para se apresentar no dia 1º, durante a chegada do fogo simbólico em Pirajá, e também na data magna, à tarde.

Uma novidade deste ano será a introdução de evoluções na fanfarra e uma renovação musical durante o desfile. “Os alunos realizarão evoluções em círculo e com bandeiras, caracterizando um estilo de banda-show. Vamos tocar músicas como ‘Macetando’, de Ivete Sangalo, além de canções de Roberto Carlos, Fábio Júnior e Carlinhos Brown. E, é claro, o Hino ao 2 de Julho não pode faltar”, revela Emerson.

Nataly Gomes, de 16 anos, integrante da banda, expressa sua emoção por participar dos desfiles e das apresentações. “Eu acho incrível o 2 de Julho. É uma emoção muito grande desfilar, porque é um momento único. Este será o meu segundo ano e vamos desfilar com bandeiras e uniformes novos. Além disso, estamos ensaiando novos passos. Acho que estarei mais preparada, com mais postura e entendimento do que o momento representa”, diz ela.

Para Luanne Duarte, de 12 anos, este será o primeiro desfile. “Acho que será muito bom. Estou muito ansiosa e espero fazer o meu melhor possível. Estou gostando muito dos ensaios”, comenta animada.

A diretora da escola, Lourdes de Paula Pedro, destaca a felicidade dos alunos durante o desfile. “Eu já vi o desfile e posso dizer que eles se sentem muito orgulhosos de fazer parte disso, representando o nome da escola e da banda. É uma alegria muito grande para eles poder ocupar esses espaços que geralmente não ocupam. Além disso, através da banda, fazemos um compromisso com eles para que se dediquem ao seu desenvolvimento acadêmico. Isso tem dado muito certo”, afirma.

No total, oito escolas municipais irão representar a Educação Municipal no desfile das fanfarras do 2 de Julho. Pela manhã, as Escolas Municipais Barbosa Romeo (São Cristóvão), Manoel Henrique Barradas (Ilha Amarela), Teodoro Sampaio (Santa Cruz) e Helena Magalhães (Boa Vista de São Caetano) abrilhantarão o cortejo. À tarde, as Escolas Municipais Alexandrina Santos Pita, Fazenda Coutos e da Palestina também desfilarão.

Este evento não só celebra a história e cultura da Bahia, mas também promove a participação ativa dos alunos e o enriquecimento da comunidade escolar através da música e das tradições locais.