Luana Piovani fala sobre atletas trans nas competições femininas e causa polêmica

 Luana Piovani fala sobre atletas trans nas competições femininas e causa polêmica
Compartilhe

Após se posicionar sobre a inclusão de mulheres trans em competições femininas, Luana Piovani gerou polêmica nas redes sociais. A atriz compartilhou uma notícia incorreta em sua postagem.

Segundo a publicação da Jovem Pan nas redes sociais, compartilhada por Piovani, Lia Thomas, nadadora transgênero norte-americana, estaria fora da Olimpíada de Paris após perder um processo contra a Federação Internacional de Esportes Aquáticos. No entanto, Lia não compete desde 2022 em qualquer categoria e não possui índice para participar das seletivas olímpicas dos Estados Unidos.

“Sou contra trans competirem com mulheres”, escreveu Luana em seu Instagram, comentando sobre uma reportagem que continha uma informação equivocada.

A atleta trans recorreu à Corte Arbitral do Esporte contra uma regra da World Aquatics que veta mulheres trans de competições de alto nível. Contudo, ao entrar com o processo, ela não estava federada nos EUA, o que a impossibilitaria de competir nas Olimpíadas de Paris mesmo em caso de decisão favorável. O mérito do caso não foi julgado devido a questões burocráticas, resultando no arquivamento do processo. Portanto, permanece em vigor a regra que proíbe a participação de nadadoras trans nos Jogos Olímpicos, sendo cada federação esportiva responsável por suas próprias regulamentações sobre o assunto.

Muitos internautas criticaram a atitude da artista,  “Luana Piovani falando que não apoia que mulheres trans compitam na mesma categoria de mulheres cis. Nem todo mundo só aceita”, refletiu uma pessoa. “Luana Piovani dá tiro pra tudo que é lado e às vezes acerta. Hoje ela resolveu falar de pessoas trans no esporte. Mona, SHIU”, repreendeu outra. “É hoje que a Luana Piovani vai ser cancelada”, avisou mais um.