Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Lobato

 Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Lobato

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Compartilhe

Na terça-feira (28), a Prefeitura de Salvador realizou a entrega de mais 100 residências que foram reformadas pelo Morar Melhor, chegando à marca de 429 casas requalificadas no bairro. O prefeito Bruno Reis esteve na localidade para fazer a entrega aos moradores ao lado de autoridades municipais e de lideranças comunitárias.

“Nós já reformamos mais de 52 mil casas em Salvador. Eu tinha colocado, lá no meu plano de governo, que a minha meta era chegar a 50 mil. Poderia parar, mas não: já passamos 2 mil e vamos fazer, até o final do ano, mais outras 4 mil. Portanto, vamos chegar ao final do nosso mandato com 56 mil casas reformadas em toda a cidade”, afirmou Bruno Reis.

Uma das residências reformadas foi a de Daniela Silva, 40 anos, mãe solo de quatro filhos, que mora na comunidade há quase uma década. Ela ganhou o terreno de presente e, com muito esforço, trabalhando como empregada doméstica, construiu a casa. Como está desempregada há alguns anos, ficou sem condições de fazer a manutenção. “Antes, o telhado molhava muito, meu banheiro não era bem feito e não tinha porta nos quartos. Tinha várias coisas que eu não podia fazer, então ia jogando adiante”, disse.

O Morar Melhor mudou muita coisa na minha vida. Botaram piso no banheiro, trocaram os telhados, botaram portas nos quartos, no banheiro, na porta da frente, fizeram a pintura… Gostei de tudo, a casa mudou muito”, contou ela, sem conseguir parar de sorrir. “É risada de felicidade, acho, de ver a casa assim, cheia de gente. Nunca vi tanta gente olhando para a minha casa, vendo tudo arrumadinho, pintadinho, eu gostei demais”, completou.

Por meio do programa, são realizados serviços gerais, que vão desde pintura e reboco à troca de telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O investimento por residência pode chegar até R$15 mil.

São selecionadas localidades com maior precariedade na condição dos imóveis, levando em conta dados sociais do IBGE e a observação de campo; com predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza; de mulheres chefe de família e de maior densidade habitacional. Não são contemplados pelo Morar Melhor imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou de famílias que apresentam renda superior a três salários mínimos.