Começa hoje (13), o Desenrola Pequenos Negócios para dívidas não pagas até janeiro

 Começa hoje (13), o Desenrola Pequenos Negócios para dívidas não pagas até janeiro

FOTO: José Cruz/Agência Brasil

Compartilhe

A partir desta segunda-feira (13), os bancos começam a oferecer uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que faturem até R$ 4,8 milhões anuais. Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro de 2024.

A ação faz parte do Programa Desenrola Pequenos Negócios, iniciativa do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo a Febraban, somente os bancos cadastrados no programa ofertarão condições de renegociação de dívidas. Caso contrário, a sugestão é renegociar dívida mesmo assim ou, então, fazer a portabilidade da dívida para uma instituição financeira cadastrada.

Para participar do programa de renegociação de dívidas, os microempreendedores e pequenos empresários devem entrar em contato com a instituição financeira onde possuem a dívida. É recomendado utilizar os canais oficiais de atendimento, como agências, internet ou aplicativo, para ter acesso às condições especiais oferecidas para a renegociação.

Cada instituição financeira participante do programa definirá suas próprias condições e prazos para a renegociação. É aconselhável que as empresas em processo de renegociação busquem informações adicionais nos canais oficiais dos bancos cadastrados e evitem aceitar propostas de envio de valores para garantir melhores condições de renegociação das dívidas.