PF deflaga operação para desarticular quadrilha especializada em fraudar INSS

 PF deflaga operação para desarticular quadrilha especializada em fraudar INSS

Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quarta-feira (8) para desarticular uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social em Salvador e em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Para obter benefícios, os criminosos utilizavam atestados para receber por incapacidade. Foram identificados motoristas de aplicativo, gerentes de obras e outras pessoas envolvidas. Cerca de 100 casos foram identificados e hoje estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.

Em nota, a Polícia Federal declarou que identificou diversas pessoas recebendo benefícios, mas que estavam saudáveis e exercendo atividades profissionais normalmente, como motoristas de aplicativo, gerentes de obras, entre outras profissões.

“A atuação de intermediários foi identificada, estabelecendo conexão entre os pretendidos beneficiários e os médicos, que forneciam atestados, relatórios e receitas indevidamente. Os intermediários também acompanhavam os beneficiários até agências do INSS no interior do estado, presentes durante a perícia para auxiliá-los na avaliação”, diz a nota.

A Polícia Federal comunicou que a investigação teve início há dois anos, após a detecção das primeiras fraudes. Foi explicado que os atestados e relatórios médicos estavam relacionados a doenças ligadas a transtornos mentais, sem uma justificativa clínica adequada para sua emissão. A operação recebeu o nome de “Psicose”.