Lira e Pacheco são os favoritos no Congresso

 Lira e Pacheco são os favoritos no Congresso

Foto: Agência Câmara

Compartilhe

No dia 1º de fevereiro, deputados e senadores voltam aos trabalhos para escolher quem vai comandar as duas casas nos próximos dois anos. As eleições para os cargos de presidente da Câmara e do Senado, acontecem logo depois da abertura do ano no legislativo e da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos.

Para assumir a Câmara dos Deputados, o atual presidente Arthur Lira, é o favorito. Com o apoio de partidos expressivos e oposto como PT e PL, Lira leva consigo também o apoio das bancadas do PP, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Mais Brasil, Pros, PCdoB, PV, PSB e União Brasil. Ele tem como único concorrente Chico Alencar, deputado eleito no Rio de Janeiro pelo Psol.

No Senado, para ganhar as eleições, o candidato precisa de no mínimo 41 votos e se ninguém chegar a esse número, vai haver um segundo turno. Para os senadores, o atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD), vai conseguir se reeleger, apesar de enfrentar resistência de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O PL lançou a candidatura de Rogério Marinho para concorrer com Pacheco e na última semana, cravou o apoio do PP e do Republicanos. Na briga pela presidência ainda está o candidato do Podemos, Eduardo Girão.

Rodrigo Pacheco já soma atualmente 55 votos, soma da junção dos votos do PT, MDB, PSD e União Brasil.