Evento para debater práticas em administração pública ocorre nesta quinta (18) e sexta-feira (19)

 Evento para debater práticas em administração pública ocorre nesta quinta (18) e sexta-feira (19)

FOTO: Matheus Landim/GOVBA

Compartilhe

Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), Salvador será o cenário do Consad Express e do 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração. Mais de 400 servidores públicos de todo o país estarão reunidos, incluindo os secretários de administração dos 26 estados e do Distrito Federal, no Hotel Deville, situado no bairro de Itapuã. O evento apresentará uma programação diversificada, composta por palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos, com o objetivo de discutir o aprimoramento da gestão pública no Brasil, além de apresentar soluções inovadoras para a administração dos estados e fomentar a troca de experiências entre os participantes.

O governador, presente na cerimônia de abertura, deu as boas-vindas aos participantes, juntamente com os secretários de administração da Bahia, Edelvino Góes, e do Amazonas, Fabricio Barbosa, que também preside o Consad. “É importante para nós podermos dialogar e elaborar propostas concretas visando melhorar o atendimento às pessoas. Aqui, a meu ver, o sentimento predominante é o compromisso do Estado em servir à população brasileira, no nosso caso, à população baiana. Reduzir os prazos, otimizar os serviços, aprimorar a interação interpessoal e garantir os direitos do cidadão. Este evento aborda todos esses aspectos: tecnologia, gestão de recursos humanos e ambiente de trabalho”, enfatizou Jerônimo.

FOTO: Matheus Landim/GOVBA

O secretário Edelvino destacou que os eventos ocorrem simultaneamente com o propósito de identificar boas práticas em diversas áreas. “Compras públicas, gestão de pessoas, escolas de governo, transformação digital. Temos aqui mais de 430 participantes. Houve até um recorde de inscrições muito acima das nossas previsões, o que demonstra o interesse dos governos estaduais em trabalhar o conhecimento da administração pública, identificar boas práticas e replicar esses conhecimentos em seus órgãos”, detalhou.

Segundo Edelvino, a Bahia sediará o evento devido ao reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) às iniciativas de modernização administrativa implementadas durante a atual gestão estadual. Durante o evento, haverá visitas técnicas à Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) e outros órgãos para identificar boas práticas aplicadas.

Fabrício Barbosa expressou otimismo em relação aos dois dias de evento. “A expectativa é muito positiva. As discussões, todas as temáticas de gestão pública, vêm se adaptando e crescendo ao longo do tempo. Cada evento desse é importante porque trazemos novidades, compartilhamos soluções, compartilhamos desafios e sempre saímos daqui com alguma solução, encaminhamento ou diretriz melhor para os serviços públicos do Estado. A Bahia possui muitos casos positivos, principalmente de transformação digital. Isso, obviamente, serve de exemplo para os outros estados também”, afirmou.

“É enriquecedor, principalmente para nós, que viemos do Acre, um estado que tem se desenvolvido muito no quesito de gestão e administração pública. O Consad, como um todo, reúne várias secretarias e é extremamente importante que ocorram mais congressos como esse”, ressaltou Consuela Araújo, servidora do estado do Acre.