Operação da PF combate mineração ilegal de ouro nos estados da Bahia e São Paulo

 Operação da PF combate mineração ilegal de ouro nos estados da Bahia e São Paulo
Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Federal com a Operação Serra Dourada, cumpriu mandados judiciais decorrentes de investigação relativa à mineração ilegal de ouro, no município de Santa luz, na Bahia.

Essa ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, iniciada em 6/6/2023, quando foi descoberto que os investigados estavam envolvidos na extração ilegal de ouro na região de Santa Luz. Ao longo dos anos, eles passaram a construir laboratórios para receber e refinar os “rejeitos” resultantes das moagens feitas por garimpeiros ilegais, utilizando processos químicos industriais. O ouro é então extraído desses “rejeitos” por meio do método de lixiviação, que envolve o uso de uma grande quantidade de cianeto de sódio.

A utilização ilícita de cianeto de potássio ou cianeto de sódio, substâncias altamente tóxicas em que a compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.

Os investigados irão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 29 anos de reclusão.