Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Operação Chuva continua realizando ações preventivas em Salvador

 Operação Chuva continua realizando ações preventivas em Salvador

FOTO: Betto Jr./ Secom

Compartilhe

A Prefeitura continua com a Operação Chuva 2024, coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). A iniciativa conta com uma força-tarefa para intensificar ações em infraestrutura, tecnologia, limpeza e manutenção urbana, com o objetivo de proteger a população que reside, principalmente, em áreas de risco.

Uma das novidades é a expansão do parque tecnológico da rede de monitoramento, com a aquisição de 20 estações pluviométricas. Essas estações medem os milímetros de chuva acumulados em diferentes localidades da cidade em períodos de 30 minutos, 1 hora, 3 horas, 6 horas, 12 horas, 24 horas, 48 horas, 72 horas, 96 horas e no mês.

Atualmente, Salvador possui 112 pluviômetros, 15 estações geotécnicas, 14 estações meteorológicas, quatro estações hidrológicas, 14 sistemas de alerta e um radar meteorológico. Além disso, a administração municipal adquiriu cinco estações meteorológicas, que realizam análises da radiação solar, temperatura e velocidade do vento.

“A Operação Chuva em Salvador é um exemplo de como a preparação e a resposta coordenada podem mitigar os impactos dos eventos climáticos. Por meio dessa iniciativa, a cidade está cada vez mais preparada para enfrentar os desafios desse período, protegendo muitas vidas. Nos últimos nove anos, não tivemos mais tragédias de deslizamentos de terra na cidade”, destaca o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A Codesal reforçou o quadro de profissionais para o período, contratando mais 10 engenheiros civis e cinco arquitetos para compor as equipes de trabalho. A estratégia consiste em duas fases distintas: a preparatória, que ocorre ao longo do ano e se intensifica em março, e a fase de alerta, que vai de abril a junho. Durante esta última, são implementados protocolos de monitoramento, resposta a riscos e prevenção de desastres.

Além disso, contenções, lonas, drenagens, podas e simuladores estão contribuindo para um melhor mapeamento das áreas de risco e a prevenção de acidentes. Mais de 5 mil voluntários foram capacitados pela Codesal para fortalecer ações preventivas contra riscos e desastres decorrentes de precipitações, como deslizamentos de terra e alagamentos.

Através de iniciativas como o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Nupdec Mirim e o projeto Mobiliza, os colaboradores receberam treinamento abrangente sobre medidas de socorro e resposta em caso de emergência.