Nesta quinta-feira (18), professores das universidades estaduais da Bahia interrompem suas atividades

 Nesta quinta-feira (18), professores das universidades estaduais da Bahia interrompem suas atividades

FOTO: Divulgação

Compartilhe

Na próxima quinta-feira (18), os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) irão paralisar as atividades acadêmicas em todo o estado por 24 horas. A concentração será às 9h, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A Frente Única de Servidores Públicos Baianos também está participando da paralisação. Uma das principais demandas da Frente Única de Servidores Públicos é a solicitação de abertura de negociações para reajuste salarial.

Os sindicatos acusam o governo estadual de atacar os direitos trabalhistas da categoria, avançar no desmonte do Planserv e não aumentar o valor do vale refeição, entre outros problemas.

Segundo a categoria, o conjunto do funcionalismo público, desde 2015, acumula perdas salariais devido ao não pagamento da reposição inflacionária anual. Para algumas categorias, isso representa a perda de aproximadamente 50% do poder de compra do salário.

Entre as reivindicações estão:

  • Reposição completa das perdas salariais acumuladas nos últimos 9 anos (2015-2023);
  • Cumprimento integral dos direitos trabalhistas dos professores, efetivos e temporários, ativos e aposentados, previstos no Estatuto do Magistério Superior Público das Uebas – Lei 8352/2002 e nas demais legislações trabalhistas;
  • Repasse orçamentário anual às Uebas de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos, com revisão do percentual a cada dois anos;
  • Cumprimento do artigo 207 da Constituição Federal, com garantia da gestão democrática das universidades, inclusive cancelamento da lista tríplice para escolha de reitor, com nomeação do mais votado ou mais votada.