MPT abre inquérito para apurar acidente com operário preso em tubulação na Saramandaia

 MPT abre inquérito para apurar acidente com operário preso em tubulação na Saramandaia

Foto: Divulgação

Compartilhe

Nesta sexta-feira (12), o Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciou que abriu um inquérito para apurar o caso do operário que ficou preso por 9h em uma tubulação no Saramandaia, em Salvador. A vítima estava trabalhando no local, quando houve um deslizamento de terra e acabou ficando preso.

O homem, identificado como Johnny Carvalho, foi resgatado depois de nove horas de trabalho do Corpo de Bombeiros. Após o resgate, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros socorros e depois ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O MPT quer apurar as circunstâncias do acidente e coletar provas junto à empresa onde Johnny trabalha. A intenção é identificar se a contratação era regular e se a vítima utilizava equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva. Caso seja comprovado alguma irregularidade, a empresa deve assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao MPT. Se o acordo for negado, ela pode responder judicialmente, por meio de uma Ação Civil Pública.

Segundo os bombeiros, Johnny ficou preso em uma rede da prefeitura que drena água de chuva. Trinta bombeiros militares atuaram na ocorrência de resgate, utilizando equipamentos como pás e enxadas e colocando escoras para evitar que a terra cedesse mais enquanto a operação era realizada.