Em sete dias, já choveu mais do que a média histórica para abril em Salvador

 Em sete dias, já choveu mais do que a média histórica para abril em Salvador

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe

Nos primeiros sete dias de abril, o segundo mês mais chuvoso na capital baiana, já foram registrados em alguns bairros de Salvador, expressivos acumulados de chuvas superior a média histórica de todo o mês- 284,9mm. Entre estes bairros, estão Liberdade Vila Sabia (308mm), Calçada (306,6mm), Pituba – Parque da Cidade (293,8mm) e Bom Juá (291,8mm).

Nas últimas 24h, os locais onde mais choveu foram IAPI (163mm), Fazenda Grande do Retiro (142,9mm), Pernambués (140,8mm), Calçada (138,6mm) e Cabula 138,2mm).

Estes dados, atualizados às 11h30, são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador – Cemadec.

Sirenes

Atendendo aos protocolos do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) da Codesal, a Defesa Civil de Salvador emitiu, ontem, alerta máximo devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas na capital baiana.

Seguindo protocolo do PPDC, já foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em oito localidades: Vila Sabiá, na Liberdade, e na Baixa do Cacau, em São Caetano, ontem, e, hoje, no Calabetão, na BR324; Vila Picasso, Capelinha de S. Caetano; Bom Juá, BR 324; Mangabeira, Cajazeiras VIII; Voluntários da Pátria, Lobato e Irmã Dulce Cajazeiras VII. As sirenes são acionadas quando são registradas chuvas fortes acima de 150 mm em 72 horas.

Os moradores em risco são conduzidos a uma unidade de acolhimento localizada em escola do município, onde ficam abrigadas ate a cessação do risco.

Previsão

A previsão é a de que as chuvas devem continuar nesta segunda-feira (08/04), o que exige atenção da população.

Ocorrências

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.