Algodão produzido na Bahia é exportado pela primeira vez para o Egito

 Algodão produzido na Bahia é exportado pela primeira vez para o Egito

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhe

Nesta quinta-feira (29), aconteceu o primeiro embarque de algodão produzido na Bahia para o Egito. Com mais de 500 toneladas, a carga originária do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do Estado, foi embarcada pelo terminal de contêineres do Porto de Salvador, o Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

O Egito abriu o mercado para o algodão em pluma do Brasil em janeiro de 2023. Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), de agosto de 2023 a janeiro de 2024, foram exportadas 5,36 mil toneladas da fibra para o destino.

De acordo com a Wilson Sons, o algodão do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) já é exportado pelo Tecon Salvador para destinos como Paquistão, Bangladesh, China, Indonésia, Vietnã e Turquia, principais mercados importadores da fibra brasileira.

Essa leva demora, em média, três semanas para completar o percurso até o porto do Egito que, de lá, será direcionado para os fins necessários, como por exemplo fabricação de roupas e muitos outros produtos.