Prefeitura de Salvador lança cartilha com dicas para evitar expressões racistas

 Prefeitura de Salvador lança cartilha com dicas para evitar expressões racistas

Foto: Daniela Passos/Semur

Compartilhe

A Prefeitura de Salvador lançou a cartilha “Não deixe o racismo estragar nossa folia”, um material didático que visa conscientizar as pessoas sobre como evitar palavras e expressões racistas durante o Carnaval da capital baiana.

Com dicas práticas e alternativas para substituir termos racistas, a cartilha é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e o Instituto Commbne.

A cartilha destaca a importância do letramento racial e da comunicação antirracista, em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa de Salvador. O Instituto Commbne, parceiro na produção da cartilha, é uma organização dedicada a conectar comunicadores e perspectivas sobre comunicação negra e/ou antirracista.

Na cartilha é possível algumas dessas dicas: em vez de “a coisa tá preta”, use “a coisa está complicada” ou “é laranjada”; em vez de “denegrir”, use “difamar” ou “caluniar” e em vez de “cabelo ruim”, use “cabelo crespo, cacheado”.